Através do conhecimento adquirido nesta webquest, procuramos nos aprofundar um pouco mais a cerca do conteúdo histórico por trás da Matemática. Acredita-se, que através desse processo de conhecimento o educador torna a Matemática bem mais divertida, dinâmica e atraente. Pitágoras lidava com a Matemática de forma filosófica. Os pitagóricos elevaram a matemática à categoria das ciências liberais, isto é, tornaram-na independente das necessidades práticas e a transformaram em uma atividade puramente intelectual. O elemento da fé entrava a tal ponto na sua aprendizagem, que "autos efa" - ele disse - constituía uma destacada feição da Escola; por isso, a sua afirmação "Um amigo meu é o meu outro eu" tornou-se um provérbio naquele tempo. O ensino era em grande parte secreto, sendo atribuídos a cada classe e grau de instrução certos estudos e ensinamentos; somente o mérito e a capacidade permitiam a passagem para uma classe superior e para o conhecimento de mistérios mais recônditos. Precisamos resgatar a Matemática deste nimbo que ela foi colocada. O professor é considerado muitas vezes pelos alunos como um louco. Uma nova dimâmica de ensino pode tornar a matéria muito mais acessível e interessante e não mais vista como destrutiva pela maioria dos educandos. |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário